Saúde

Anemia, O que é e quais as suas Causas? Como Combater este Problema?

Anemia, O que é e quais as suas Causas? Como Combater este Problema?
window.adsbygoogle || []).push({});

Anemia, O que é e quais as suas Causas?

Anemia, o que é? Quais as suas causas e como combatê-la?  Este é o nosso assunto de hoje aqui no blog.

As suas causas não estão pautadas apenas no baixo consumo de alimentos ricos em ferro.

Essa doença é caracterizada pela redução da concentração de hemoglobina, um pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos e eritrócitos,  e que tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos dentro das hemácias.

A partir da redução das hemácias no sangue, ela pode apresentar entre os seus sintomas, o sono o cansaço e também a palidez.

Alimentos ricos em nutrientes e em ferro, tem fator preponderante no tratamento deste problema.

A causa da anemia pode ser em função de outros problemas de saúde, que também podem ocasionar a diminuição das células vermelhas do sangue.

Anemia e Suas Causas

Umas das as principais causas da anemia são a perda de sangue por hemorragias, e a baixa produção de glóbulos vermelhos,  ou ainda uma baixa concentração de hemoglobina no sangue.

Alguns dos sintomas são:  fraqueza, falta de apetite, dor de cabeça, dor na cabeça, unhas fracas, pele seca e a queda de cabelo.

Além disso, outras como: falhas de memória, palidez, sensação de desmaio, etc.

Para saber como identificar se alguém está com desenvolvendo a doença, não basta se basear nos sintomas acima,  é também necessário consultar um médico, que seguramente irá pedir a um hemograma, que apesar de ser exame simples, é ideal para constatar o problema.

O hemograma é um exame que faz a contagem das células brancas ou leucócitos, células vermelhas ou hemácias, hemoglobina, e hematócrito; e de acordo com os índices de contagem das células da série vermelha, sendo sua contagem com valores muito baixos, além de outros detalhes, a anemia é comprovada.

Existem alguns tipos, tais como: a anemia ferro priva, por falta de ferro;  a anemia falciforme, de causa genética e a perniciosa, por baixa de vitamina b12

Ainda tem a aplástica ou aplasia medular, que é caracterizada pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea e a anemia hemolítica, que  é uma anemia devido à ruptura das hemácias (hemólise) antes da sua vida normal de 120 dias.

É preciso estar sempre muito atento para que se tenha uma alimentação adequada e uma correta supervisão médica, onde teremos a correta orientação de como e quando fazermos exames necessários para evitar estes problemas.

 

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.