Bem Estar Saúde

ATIVIDADE FÍSICA E GRAVIDEZ | PARTO | GESTAÇÃO

ATIVIDADE FÍSICA E GRAVIDEZ | PARTO | GESTAÇÃO
window.adsbygoogle || []).push({});

ATIVIDADE FÍSICA | GESTAÇÃO | PARTO | GRAVIDEZ

A não muitos anos atrás para uma mulher gravida não era recomendável caminhar ou fazer qualquer atividade física, mas hoje em dia, a pratica é muito bem recomendada pelos médicos, mesmo para quem antes mesmo da gravidez, não o fazia.

Antes de qualquer pratica de atividade física é importante procurar uma orientação do seu obstetra ou ginecologista, profissionais que acompanham a sua gestação desde o início, eles poderão lhe ajudar no tipo de exercício que você deve praticar durante todo o período de gravidez.

Para as mulheres que são atletas e treinam intensamente é comum não menstruar, ou seja, a gravidez pode ser descoberta depois de alguns meses de gestação. A partir daí os treinos devem ser menores periodicamente para que não prejudiquem o desenvolvimento do feto, por fim, após o nascimento do bebê, ainda não se pode voltar aos treinos de forma rígida pois pode prejudicar a produção do leite materno.

ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO

O exercício físico estimula partes importantes do corpo da mulher durante a gestação, podendo trazer resultados importantes no período final do trabalho do parto.

Durante o período de gravidez é muito comum o inchaço, clinicamente conhecido como retenção de liquido. Normalmente a retenção de liquido costuma ocorrer nos últimos três meses, mas para algumas mulheres que já desenvolvem esse problema ao longo da vida, pode acontecer durante toda a gestação.

Essa retenção maior de liquido ocorre pelos extintos fisiológicos do corpo que retém mais líquido, que são para a mãe e para o bebê.

No período da gestação tudo é aumentado, ocorre alterações hormonais como estrogênio, progesterona e o volume plasmático que aumenta o liquido corporal.

A formação de varizes também é algo relativamente comum na gravidez. Ela dá a sensação de pernas pesadas, enxadas, câimbras.

Os exercícios que serão desenvolvidos durante a gestação têm como objetivo aumentar a resistência cardiorrespiratória, muscular, fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gravidez, músculos da pelve, abdominais e lombares.

Um estudo recentemente desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, mostra que o exercício físico ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

EXERCICIOS RECOMENDAVEIS:

  1. Hidroginástica: É um exercício aeróbico que ocorre dentro d’agua. Dentro d’agua você suporta apenas 50% do seu corpo, ajudando assim as gestantes a diminuírem a sobrecarga do próprio corpo.

Ela auxilia em um melhor condicionamento físico, imprescindível para conseguir aguentar as horas de trabalho do parto.

atividade fisica gravidez

  1. Caminhadas: Para as gestantes que não obtinham o habito de se exercitarem antes da gravidez, a caminhada pode ser a melhor opção. Aqui não é exigido tanta energia e pode ocorrer em trinta minutos diários. Ela não sobrecarrega os joelhos e nem o tornozelo e pode ser feito até o fim do período de gravidez. Leve sempre consigo uma garrafinha de agua para não ocorrer a desidratação.

2. Alongamentos: Existe hoje vários tipos de alongamentos que podem melhorar o condicionamento da gestante. Ela ajuda a prevenir dores musculares e lesões. O benefício maior do alongamento é que a gravida pode escolher onde alongar, ou seja, ele é apto as suas limitações. 

EXERCICIO DE ISQUIOTIBIAIS: Se deite de costas e levante uma das pernas, flexionando o joelho, puxando o pé em sua direção. Segure por 15 segundos, vá para um outro exercício e depois volte para fazer mais 15 segundos deste, depois de completar essa atividade em uma das pernas, passe para a outra.

EXERCICIO DE GLÚTEOS: Deitada de costas, traga um dos joelhos na altura do peito, deixe-o ai por 15 segundos, vá para um outro exercício e depois volte para fazer mais 15 segundos deste, depois de completar essa atividade em uma das pernas, passe para a outra.

EXERCICIO TRAPÉZIOS: Sentada, de pernas cruzadas, incline a cabeça para o lado, mantendo por 30 segundos, vá para um outro exercício e depois volte para fazer mais 30 segundos deste, depois de completar essa atividade mexa a cabeça para o outro lado.

3. Yoga: Com a pratica de yoga existe um alongamento focado junto com práticas de relaxamento, proporcionando um maior bem estar pro corpo e mente. O yoga ajuda na adaptação do corpo com as mudanças que ocorrem durante a gestação.

EXERCICIO I: Deitada, com os pés apoiados no chão e as mãos esticadas ao lado do tronco, inspirar profundamente e ao expirar, levantar o quadril do chão, como mostra a imagem. Manter esta posição durante 4 a 6 segundos, inspirar e ao expirar descer o quadril lentamente e com cuidado. Repetir o exercício cerca de 7 vezes. Desenvolver essa atividade apenas no primeiro e segundo trimestre de gestação.

EXERCICIO II: Em pé, dar um passo em frente e ao inspirar erguer os braços pelo corpo até entrelaçar as mãos em cima da cabeça. Depois ao expirar, dobrar o joelho da perna da frente, mantendo o de trás esticado, como mostra a imagem. Manter esta posição durante 5 respirações e repetir cerca de 7 vezes.

Para ajudar evite:

– Sucos que não sejam naturais;

– Salto alto durante toda a gestação;

– Fiscalização do peso;

– Alimentos industrializados;

Seus benefícios são variados:

– Alivia as dores da gravidez;

– Tende a ganhar menos peso;

– Melhora o sono;

– Previne varizes;

– Ganhar flexibilidade;

– Benéficos para o coração e para o sistema imunológico.

– Diminui o colesterol;

– Diminui a dor nas costas;

Caso aconteça qualquer uma dessas coisas a seguir, pare imediatamente de fazer o que está fazendo e procure seu médico o mais rápido possível.

– Dores;

– Sangramento;

– Perda Liquida;

– Tonturas;

– Mal estar;

APÓS A GESTAÇÃO

É importante praticar exercícios após o período de resguardo (normalmente ocorre após quarenta dias) podendo aos poucos voltar a fazer atividades físicas, como corrida, alongamento, musculatura abdominal, atividades aeróbicas e pilates.

Alguns exercícios podem ser desenvolvidos com os seus bebês, por exemplo, yoga. Algumas academias já aderiram essa técnica, que além de fazer muito bem a saúde, estimula ainda mais o vínculo afetivo.

Nesse período, os exercícios físicos são importantes para que a mulher reestabeleça a sua forma física e auxilia no bom humor e no aumento da autoestima.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.