Saúde

Banha de Porco Alimento Saudavel, Você já Conhece e Usa?

Banha de Porco Alimento Saudavel, Você já Conhece e Usa?
window.adsbygoogle || []).push({});

Banha de porco alimento saudavel

Banha de porco alimento saudavel pode ser considerada  quase em extinção nas cozinhas. Até o início de 1900, a banha de porco era a gordura usada para cozinhar em todo o mundo.

Era o segredo para a pastosa e a torta deliciosa, o frango frito crocante, biscoitos derretiam na boca e um molho delicioso. Nada de manteiga, óleo de canola ou azeite de oliva, a escolha preferida foi a banha de porco.

Agora, quando as pessoas ouvem a palavra de gordura, eles imediatamente se tem a visão de artérias obstruídas.

É importante afirmar  – a banha é uma gordura saudável de cozinhar e merece voltar para a cozinha.

Banha de porco é saudável para o coração

Banha de porco é sabidamente uma gordura animal que  é rica em gordura saturada e colesterol. Isso não significa que ela aumenta o risco de doença cardíaca.

O mito generalizado de que as gorduras animais aumentam o risco de doença cardíaca é apenas isso: um mito.

Nossos bisavós sempre consumiram banha e a manteiga,  e tinham extremamente baixas taxas de doenças do coração.

Uma Outra Consideração a ser percebida

A análise de mais de 300.000 pessoas publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mostra que não há evidências de que o consumo de gordura saturada aumenta o risco de doença cardíaca.

Uma dieta baixa em gordura tem  demonstrado que o aumento de triglicérides é um fator de risco para doença cardíaca.

Numerosos outros estudos não encontraram nenhum benefício para uma dieta de baixa gordura.

Observem a conclusão do diretor do Framingham Heart Study: “nós descobrimos que as pessoas que comiam mais colesterol, comiam mais gordura saturada, comeu mais calorias, pesavam menos e eram mais ativos fisicamente.”

O consumo de gorduras saturadas aumenta o colesterol HDL, o que está associado com um risco reduzido de doença cardíaca.

Os números das doenças modernas, onde se inclui ascardíacas e diabetes, disparou quando as gorduras animais foram trocadas por gorduras vegetais como óleos vegetais e margarinas.

Banha de porco mantém o Sabor dos Alimentos

Muitos escolhem a cozinhar com óleo de coco, uma gordura saudável. Mas o óleo de coco dá um leve sabor de coco,  à comida.

Enquanto a banha não altera o sabor de qualquer dos preparativos, pois tem um sabor neutro.

Para fritar, nada bate as propriedades de cozimento de banha de porco. Ele cria uma crosta de legumes e carnes sem que haja sabor distinto.

Devido ao sabor neutro, que também funciona muito bem em assados.

Há que se Considerar a Questão Econômica

Você pode comprar a banha de porco com algum produtor agrícola de sua cidade. Ou compre pronta em qualquer supermercado.

No interior da Bahia, meio quilo de banha de porco pronto para uso é vendido por um precinho bem em conta.

Se não, você pode solicitar a gordura de porco de seu açougueiro e fazer a sua própria banha.

Veja como é fácil preparar: corte a gordura de porco em pedaços médios, e coloque em uma panela com fogo baixo, com um pouco de água.

A gordura vai se formando, e você vai armazenar em um recipiente e deixar na geladeira, depois que ele vai ficar firme e brilhante branco. Pronto, é só usar.

 

Quando se trata de gorduras, culinária saudável, banha de porco é definitivamente o mais acessível. Por exemplo, a melhor gorduras – o óleo de coco e manteiga ghee – custam muito mais.

banha de porco alimento saudavel

A Vitamina D é bem presente na Banha de Porco

A banha de porco é considerada como segunda maior fonte origem de vitamina D, depois do óleo de fígado de bacalhau.

Uma colher de sopa de banha de porco contém cerca de 1.000 mcg de vitamina D.

Também importante, a vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, por isso requer ácidos graxos, incluindo os ácidos graxos saturados – para ser absorvida e utilizada pelo corpo.

Banha de porco fornece uma quantidade razoável de vitamina D, juntamente com o co-fatores, os ácidos graxos saturados.

Existem outros alimentos que são agentes da vitamina D, incluindo a gema de ovo e fígado, mas perdem muito se compararados com a quantidade de vitamina D contida na banha de porco.

Mas só a banha de porcos que pastavam continham vitamina D em doses maiores, umavez que os suínos deveriam ter acesso à luz solar para sintetizar a Vitamina D e armazená-la em seu tecido gorduroso.

Compre sua banha de um açougueiro ou agricultor que pode dizer-lhe como os porcos  são criados.

A Sustentabilidade é Fator Importante

Os suinois são facilmente adaptáveis e  podem poferecer bons resultados comerciais em quase toda parte.

Criar porcos pastando é uma prática que produz uma fonte sustentável de carne, melhorando a saúde dos animais e o meio ambiente. Os porcos criados soltos ajudam no processo de fertilização do solo.

Você pode comprar banha diretamente na casa do agricultor ou suinocultor. Assim você saberá a procedência do produto, e diminuirá o custo. Diferente do óleo de coco, que costuma vir de longe acaba ficando mais caro.

Por ser a banha é saudável, sustentável e versátil, tradicionalmente  era usada para fritar biscoitos de polvilho e fazer crostas nas tortas.

Se você ainda não fez uma crosta em tortas com a banha de porco, você vai ter uma bela surpresa! Em produtos de panificação, a gordura dá maciez e a umidade sem permitir alteração de sabor.

Fonte do Bom colesterol

Estudos mostram que o consumo de colesterol, não ctem estreita relação de causa e efeito com os níveis de colesterol no sangue. Isso porque o corpo produz o colesterol que ele precisa.

O fornecimento de colesterol através de gorduras de boa qualidade, no entanto, reduz a carga sobre o corpo na produção do colesterol.

O colesterol da dieta de alimentos integrais, como banha de porco dá suporte no gerenciamento de inflamação e na produção de hormônios.

Como uma questão de fato, vários estudos associam a baixos níveis de colesterol no sangue com:Um aumento do risco de mortalidade, aumento do risco de depressão,  aumento do risco de cometer crimes violentos e de suicídio, maior risco de demência e doença de Alzheimer.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.