Beleza Bem Estar

Banho frio, Mito ou Verdade que é Bom pra Pele, Cabelo, e Metabolismo?

Banho frio, Mito ou Verdade que é Bom pra Pele, Cabelo, e Metabolismo?
window.adsbygoogle || []).push({});

Banho frio é Mito ou verdade? É bom para a pele, para o cabelo, e para o metabolismo mesmo?

É sabidamente do conhecimento popular que um banho frio é bom pro cabelo, para a pele, e até mesmo para o metabolismo, e  mesmo mudanças de humor.

De acordo com pesquisas realizadas, de todas as tendências de beleza, o tema “banho frio” domina o Pinterest nas buscas realizadas por quem se interessa por este tema. São nada menos que 73% de todas as pesquisas sobre as tendências de beleza que lá estão.

Banho frio será que está com esta bola toda mesmo?

Vamos tratar aqui daquilo que é realmente benéfico para a saúde, acompanhe então.

Na prática, temos visto o benefício do banho frio, quando ao utilizar a água fria, o cabelo terá a cutícula fechada e bloqueio de umidade para evitar sua ruptura.

No que diz respeito à pele, o banho frio pode ajudar a contrair os vasos sanguíneos, e temporariamente fechar os poros e reduzir a vermelhidão e o inchaço, e também aumenta a circulação do sangue.

E isto pode até mostrar um rosto com um brilho diferenciado, saudável.

Costuma-se atribuir a mitos que um melhor humor é conseguido com um banho frio, mas segundo um trabalho que foi feito na Finlândia, após a prática de banho frio no inverno, os resultados mostraram que esta prática pode melhorar a energia e o bem-estar geral.

Neste estudo, todos os participantes foram convidados para nadar quatro vezes por semana.

Um outro trabalho revela que dois a três minutos de uma água fria,  já é o suficiente para para ajudar a aliviar os sintomas de depressão.

E como funciona o aumento do metabolismo com o banho frio?

Há pesquisas que sugerem que as baixas temperaturas podem ativar a gordura marrom, que é um tipo de gordura que é responsável por aumentar a queima de calorias.

No ano de 2014, foi realizado um pequeno estudo onde pessoas expostas a um ambiente frio, mostraram um aumento na quantidade de gordura e marrom no corpo e a atividade metabólica correspondente a ela.

Apesar disso, é importante notar que não há nenhuma investigação, afirmando ou sugerindo que um banho frio pode contribuir para a perda de peso.

E como é o banho quente?

Talvez a coisa mais importante é evitar o banho quente. O banho quente pode ser um vilão para sua pele e seu cabelo, pois remove alguns dos óleos naturais protetores da pele.

Acabando por deixar a sua pele seca e com coceira, pois a sua pele, no inverno, no tempo frio e seco, já torna a pele naturalmente mais ressecada.

A boa notícia é que você, no inverno, não precisa se submeter à água fria por muito tempo. Os benefícios com o banho frio podem ser obtidos por meio de um bom jato de água fria por cerca de dez a vinte segundos no final do seu banho.

Se você é um daqueles que não podem tomar um banho frio, não se preocupe com isso, para manter a sua pele e cabelo com aspecto brilhante e saudável, recomenda-se banhos curtos, com duração de dez minutos, e a água morna ou levemente fria.

Utilize sempre um sabonete neutro e sem perfume,  e em seguida, após secar o corpo, use sempre um hidratante quando ainda estiver com o corpo um pouco úmido.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.