Saúde

Benefícios da Vitamina B12 – A Carência e suas consequências

Benefícios da Vitamina B12 – A Carência e suas consequências
window.adsbygoogle || []).push({});

Benefícios da Vitamina B12

Os benefícios da vitamina B12, conhecida como uma das principais vitaminas que está sempre em falta na população brasileira, e que é responsável por ajudar o humor, o nível de energia do organismo, na memória, na pele, digestão e muito mais.

Também fundamental para a redução da fadiga, que foi o efeito do aumento dos níveis de adrenalina no sistema. Além disso, mantém várias operações metabólicas, como a produção de enzimas, a secreção de hormônios e o processo de síntese de DNA, que são obrigatórios na regulação do sistema cardiovascular e nervoso.

Devido ao seu papel fundamental nas funções do corpo humano, uma deficiência de B12 corpo pode surgir sob a forma de sintomas dolorosos e desconfortáveis. Estes incluem a sentir-se cansado facilmente e sinais de transtornos do humor, como a depressão.

Uma carência de B12 pode ser detectada em  estágios mais adiantados, quando os sintomas começam a ocorrer; em caso contrário, a detecção precoce é possível através de um exame laboratorial.

A vitamina B12 é encontrada em alimentos que são principalmente de origem animal. As fontes das plantas não contêm, a menos que sejam modificados geneticamente. Veja alguns dos benefícios que você tem ao injerir alimentos ricos em vitamina B12.

Fábrica de Energia

A vitamina B12 é importante para os processos metabólicos que ocorrem em nosso corpo. Isto é em função do seu papel na conversão dos carboidratos de cadeia complexas de glicose que são usados pelas células para obter energia.

Daí então temos a explicação para o cansaço excessivo que frequentemente aparece como resultado da deficiência de Vitamina B12.

Nosso sistema nervoso necessita da vitamina B12 para a sinalização efetiva dos neurotransmissores para quando os músculos precisam se contrair. Este mecanismo é o que permite que o corpo faça a tarefa mais simples, sem sentir os efeitos do esgotamento de forma tão rápida.

Ela beneficia o sistema nervoso de muitas maneiras, isso porque ela mantém as células nervosas sempre saudáveis, além de ajudar na formação da cobertura que protege os nervos, conhecida também como a bainha de mielina. Quando esses índices são baixos, é sinal de que várias das funções cognitivas estejam comprometidas.

Risco de desenvolvimento de doença neurodegenerativa

beneficios da vitamina b12

Quando o corpo não tem níveis adequados de vitamina B12, devido à ingestão insuficiente,  o sistema nervoso deixa de acompanhar os processos cognitivos existentes. Como resultado, a interferência neurológica e psicológica irá dificultar o desenvolvimento cognitivo.

A importância da vitamina B12 para a cognição é evitar que o sistema nervoso se degenere. Isso destaca sua importância na redução do risco de desenvolver a doença de Alzheimer, que se caracteriza por perda de memória crônica.

Previne a Anemia Perniciosa

Ela também protege os glóbulos vermelhos do corpo, o que previne a anemia. B12 não só previne a anemia, comum, mas também aquela genética, como a de células falciformes e a megaloblástica (anemia perniciosa).

A vitamina B12 é considerada como o principal componente da dieta que tem a capacidade de regular o sistema nervoso. Ao fazê-lo, reduz as chances de desenvolver qualquer forma de transtorno de humor, como a depressão e a ansiedade.

Além disso, é fundamental para produzir determinados compostos que ajudam o corpo a lidar com altos níveis de estresse mental e manter o funcionamento neurológico.

Regularização dos Glóbulos Vermelhos

Ela repara as células, como já foi dito, principalmente os glóbulos vermelhos e também se beneficia a formação do DNA no processo de formação da divisão celular, o que evita possíveis mutações.

No Caso de haver falta deste benefício no corpo, é muito provável que os glóbulos vermelhos sejam deformados, ocasionando assim os megaloblastos.

Benefícios para o Coraçã0

A doença cardíaca é uma grande preocupação para a saúde nos países em desenvolvimento e os países desenvolvidos  também enfrentam este problema. Esta é uma consideração importante, já que a vitamina B12 é benéfica para um sistema cardiovascular saudável também.

O aumento dos níveis de homocisteína são prejudiciais para o corpo, já que pode danificar os vasos sanguíneos e causar doenças mortais, como a trombose venosa ou aterosclerose.

A vitamina B12 desempenha o papel de regular os níveis do hormônio no sangue, uma vez que ocorre sempre que os aminoácidos estão quebrados.

Incrementa a Resistência

imagem17-06-2018-22-06-26

Com a correta manutenção dos glóbulos vermelhos, é muito comum que uma pessoa se sinta muito mais energia e menos fadiga.

Quando os glóbulos vermelhos estão saudáveis e em maior número, os músculos estão mais oxigenados, além de que os recebem a quantidade necessária de energia.

Você terá a vitalidade necessária para suportar grandes esforços, o estresse e a pressão do dia-a-dia.

Benefícios para o cabelo e a pele

Devido ao seu papel nos processos metabólicos, é evidente que a produção celular também é da competência da vitamina B12. Uma vez que o cabelo e a pele são os resultados da produção de células saudáveis, é seguro dizer que a vitamina B12 tem um impacto positivo sobre ela.

Melhora a pele, reduzindo os sinais insalubres, como vermelhidão, excesso de óleo / secagem e a inflamação.

Uma ingestão saudável de alimentos que contêm esse nutriente leva a uma menor quebra do cabelo e folículos mais fortes. Ao fazê-lo, garante a prevenção da calvície prematura.

Participação nos Processos digestivos

Uma vez que é vital na produção de enzimas digestivas necessárias, a vitamina B12 ajuda no processo de digestão, quebrando os compostos complexos em compostos solúveismais simples, que são mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo.

Um equilíbrio de bactérias saudáveis no sistema digestivo e a eliminação de bactérias nocivas que é o que impede o desenvolvimento de doenças, como a doença inflamatória do intestino.

 

Benéfico para a gravidez

Devido à importância da vitamina B12 para a síntese de DNA, é um nutriente vital que garante o desenvolvimento saudável do bebê. O seu crescimento mental e físico se mantém devido aos níveis saudáveis de vitamina B12 e folato no corpo da mãe.

Por causa da vitamina B12 constantemente colaborando com folato, as possibilidades de formação de defeitos congênitos são reduzidas. Além disso, torna-se cada vez mais útil à expectativa da mãe nos últimos meses, porque ajuda a realizar atividades sem que se tornem exauridos, já que o seu peso aumenta drasticamente.

Emagrecimento

Por estimular o organismo a funcionar cada vez mais rápido, ela proporciona mais energia, o que faz com que o corpo queime mais calorias.

No entanto, isto não é uma regra, pode ser que com a correta suplementação da vitamina, perde-se uma boa quantidade de peso.

Aumento da Massa Muscular

A cobalamina é muito importante para o sistema nervoso, isto porque a ligação entre os músculos e o sistema nervoso se torna mais fácil.

A contração muscular está a funcionar melhor, o que ajuda na formação de um corpo mais saudável para o treinamento qualificado.

Ação analgésica e anti-inflamatória

Certas formas de vitamina B12 são essenciais para o tratamento da dor e, sem ela, o corpo não seria capaz de lidar com isto. Os estudos que envolvem a pacientes com certas dores, como nas costas, no pescoço ou nas pernas, demonstraram que a ingestão de vitamina B12 tem melhorado significativamente a sua condição.

Na forma de metila, a vitamina B12 é necessária para o organismo para suprimir a produção de citocinas;  os estudos mostram que terá o mesmo efeito em pacientes que sofrem de artrite,  que enfrentarão menos dores como resultado.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.