Bem Estar Saúde

Empoderamento Feminino, as mulheres se destacando a cada dia.

Empoderamento Feminino, as mulheres se destacando a cada dia.
window.adsbygoogle || []).push({});

Empoderamento Feminino, as mulheres se destacando a cada dia.

Empoderamento feminino. Este termo,  foi o que as pessoas mais buscaram no Brasil no ano de 2016, segundo relata um estudo sobre tendências,  divulgado pelo site Shutterstock.

Com toda certeza que você já ouviu falar sobre isso no seu trabalho, ou mesmo já apareceu este assunto seu feed de notícias do Facebook, ou você já viu em alguma mídia por aí.

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 08/03 , e este tema é cada vez mais presente. Afinal de contas, a pergunta que não quer calar, o que é empoderamento feminino?

Em primeiro lugar, empoderamento feminino nada tem a ver com feminismo. O Feminismo é, em poucas palavras,  um movimento que prega a ideologia da igualdade social, política e econômica entre os gêneros.

Empoderamento feminino trata da consciência coletiva, que se expressa por ações que tem por objetivo o fortalecimento  das mulheres, desenvolvendo assim a equidade de gêneros. É uma consequência do movimento feminista e, apesar de estar interligados, são coisas diferentes.

Empoderar diz respeito a tomar o poder pra si mesmo. Desta forma, também é possível promover o empoderamento de outros grupos sociais, como o empoderamento da raça negra e o empoderamento dos idosos, por exemplo.

As pessoas oprimidas ou que recebem menos atenção em nossa sociedade, muitas vezes, não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídos neste grupo. É daí que surge a necessidade do empoderamento.

Certamente que as mulheres precisam reconhecer que são capazes para, tendo consciência disto, começar a promover as mudanças necessárias.

Em 2010, a ONU lançou a campanha dos princípios de empoderamento feminino, com a finalidade de colocar em prática seus propósitos para um mundo melhor a cada dia. São eles:

  • Estabelecer uma liderança corporativa que seja sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  • Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho, respeitando-os e apoiando os direitos humanos sem qualquer discriminação.
  • Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos, mulheres e homens,  que trabalhem na empresa.
  • Promover a educação, treinamento e desenvolvimento profissional para todos, igualmente.
  • Apoiar o empreendedorismo feminino, e promovendo as políticas de empoderamento através das cadeias de suprimentos e marketing.
  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas dirigidas à comunidade, assim como no ativismo social.
  • Medir, documentar e publicar os avanços conseguidos pela empresa quando da promoção da igualdade de gêneros.

E depois de tudo isto, onde sete anos se passaram, é necessário que esses princípios devam ser aplicados maciçamente.

O empoderamento está presente em grandes ações, a exemplo de, quando as empresas decidem seguir uma política interna de equidade entre os gêneros, e a quebra de preconceitos contra as mulheres.

Mas também está no nosso cotidiano, quando uma amiga diz a outra”, Aceite o seu corpo, ele é lindo” ou “Você pode viajar sozinha, sim, isso vai contribuir para sua carreira”.

Se você é mulher, é possível aplicar o empoderamento em sua própria vida, trabalhando sua confiança, fortalecendo e tendo a ambição para seguir os seus sonhos. Assim que você se sente uma mulher capacitada, você pode influenciar quem está ao seu redor, sejam amigas, parceiras e familiares que acabarão por fazer o mesmo.

Assim como neste texto, em que cada pessoa que ler vai ter uma nova percepção sobre este conjunto de palavras, e poder sensibilizar ainda mais as mulheres para que assumam uma nova postura diante da vida.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.