Bem Estar Saúde

Gastrite, quer acabar com ela? Conheça Alguns Alimentos que são Aliados

Gastrite, quer acabar com ela?  Conheça Alguns Alimentos que são Aliados
window.adsbygoogle || []).push({});

Gastrite, quer acabar com ela? Conheça Alguns Alimentos que são Aliados

Gastrite te atacou? Tem dias que você sabe que exagerou na comilança, bebeu um pouco a mais do que deveria e o resultado desses excessos podem ser bem comuns – dores no estomago e azia. Mas será que esses incômodos podem ser relacionados a gastrites? É importante entender que nem toda dor na região abdominal é sinal de que você tem gastrite.

Para melhor ilustrar a gastrite é uma inflamação na parede do estomago e dessa forma nem sempre é possível associar azia a gastrite, mesmo que as vezes uma apareça e a outra também.

Portanto aquela queimação no estomago incomoda, pode ser o indicativo de várias coisas, como gastrite ou úlcera, podendo indicar um problema no fígado ou simplesmente ser um desconforto passageiro, sem nenhuma relação com doenças.

Se prevenindo da gastrite

A primeira medida que deve ser tomada para evitar a gastrite é comer em paz, ou seja, evite locais muito lotados, que estejam mal ventilados ou com muito barulho. Comer devagar e sem pressa é uma das melhores coisas que você pode fazer em prol de evitar a gastrite.

Evite beber ou comer os alimentos muito quente e evite ao máximo o abuso do álcool, café e das frutas consideradas cítricas, como é o caso do abacaxi, limão e laranja. Parar de fumar também ajuda a evitar a gastrite.

Se você está com dor, o que pode ser feito?

A dor pode passar se você não ficar muitas horas sem se alimentar, mesmo que a dor seja muito grande e que você não tenha vontade de comer, tente tomar um chá morno, principalmente daqueles que sejam calmantes, como é o caso da camomila ou cidreira, e tente comer um biscoito de maisena ou de água e sal.

Conforme você for se sentindo melhor, experimente ingerir outros alimentos, mas faça isso de forma devagar e controlada para não irritar novamente o estomago. Nesse caso uma boa pedida é investir em alimentos leves, que sejam feitas sem muito óleo ou tempero. Aposte em um purê de batata e um filé grelhado.

Outra coisa muito boa para ajudar a melhorar a dor é bater no liquidificador uma folha de couve com um copo de água gelada, tomando o suco logo cedo e de jejum.

Vamos conhecer quais os principais sintomas associados a uma gastrite

A mais comum é dor, queimação constante e azia. Porém uma pessoa que sofre de gastrite apresenta perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreias e em casos mais graves sangue nas fezes.

Além dos sintomas a gastrite pode acontecer devido a vários fatores, como é o caso de bactérias no estomago, uso em excesso de anti-inflamatórios, a idade, exagero ao comer e beber, e, é claro, devido ao estresse.

Quais são os alimentos que ajudam a proteger o estomago e evitar a gastrite?

Alguns alimentos ajudam a proteger o estomago contra a gastrite, dentre estes alimentos podemos citar o ovo, mamão, batata, gelatina, iogurte, pão integral, brócolis, agua de coco e sucos naturais.

Entretanto existem aqueles alimentos que é melhor evitar, como é o caso de frituras, frutas cítricas, alho, doce, queijos, mostarda, catchup, pimenta, chocolate, bebidas alcoólicas, café, refrigerante e bebidas muito quentes.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.