Bem Estar Saúde

Quinoa, Você Conhece? Sabia que é um Super Alimento? veja Aqui.

Quinoa, Você Conhece? Sabia que é um Super Alimento? veja Aqui.
window.adsbygoogle || []).push({});

Quinoa é um dos alimentos que devem fazer parte da sua dieta. Ela é uma planta, originária da região dos andes. De acordo com a academia de ciências dos Estados Unidos e a Organização das Nações Unidas, a quinoa pode até mesmo ser comparada ao leite materno em termos nutricionais.

Quinoa é considerada um alimento de altíssimo valor biológico. E isso, por ser bastante nutritiva e possuir todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo precisa para funcionar em perfeita harmonia.

Por que a Quinoa é considerada um super alimento?

Vamos aqui ver as razões que tornam a quinoa um super alimento. Por ser rica em proteína, a quinoa é importante também para os praticantes de atividade física.

Já que ajuda no fortalecimento muscular. Ela também é rica em ômega-3 e ômega-6 que são importantes antixoxidantes, o que a torna um auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e também no retardo do processo de envelhecimento.

A quinoa também atua no controle da hipertensão. E não para por aí. A quinoa é rica em fibras alimentares, ajuda na redução dos níveis de colesterol sanguíneo além de ser importante para o fortalecimento dos ossos, ajudando na prevenção da osteoporose.

Ela é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso e também na síntese de hormônios.

Como deve ser consumida?

O consumo regular da quinoa também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e até mesmo os processos de cicatrização.

A quinoa também é recomendada para as pessoas portadoras da doença celíaca, já que ela não contém glúten. Uma outra função importante da quinoa é ajudar no combate a TPM.

Sabe o porquê? Porque ela contém fitoestrogênio, que são substâncias naturais que imitam a ação do estrogênio no organismo, combatendo os sintomas da TPM e da menopausa.

As mulheres que sofrem com a TPM devem consumir a quinoa para aliviar esses sintomas. Existem diversas formas de se consumir a quinoa.

Ela pode ser polvilhada em sopas e saladas; pode ser consumida com leite, com iogurte e até mesmo com cereais matinais. A farinha de quinoa também pode ser usada no preparo de receitas, como bolos, tortas, pães, além de poder ser misturado em sucos, vitaminas ou até mesmo consumida juntamente com frutas.

Algumas recomendações importantes para o uso

Uma recomendação importante para consumo deste alimento, é lavar bem os grãos antes de consumi-los para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente.

As saponinas acabam dando um sabor amargo aos grãos e tem efeitos anti-nutricionais que ainda não foram totalmente elucidados, porém sabe-se que podem ser tóxicas se ingeridas em grandes quantidades.

Mas atenção pessoal: nada de começar a consumir a quinoa a torto e a direito. Para cumprir a sua função, ela tem que estar alinhada a uma dieta equilibrada.

Apesar de ser um alimento importante, é bom lembrar que ela é bastante calórica. Só para se ter uma ideia, 100 gramas de quinoa cozida possui 120 quilocalorias, em torno de 20 gramas de carboidratos, em torno de 3 gramas de fibras, 2 gramas de gorduras, e cerca de 4 gramas e meia de proteínas.

A quantidade diária ideal para o consumo de quinoa, vai depender das suas necessidades e do tipo de alimentação que você faz diariamente.

Uma sugestão é: Se você faz uma dieta em torno de 1200 calorias, você pode ingerir até mais ou menos umas 120 gramas dos grãos diariamente.

Já quem tem uma dieta em torno de 1400 a 1600, pode estar ingerir em torno de até 150 gramas por dia, que não há problema nenhum e você vai colher todos os benefícios.

Mas, é preciso te alertar: Isso para quem pratica exercícios físicos de forma regular. O ideal, é sempre consultar um nutricionista esportivo ou mesmo seu médico. Já aprendeu a utilizar a quinoa em seu benefícios? Então pode começar sua alimentação mais saudável.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.