Saúde

Vitamina B12: Tudo que Você precisa saber sobre esta vitamina.

Vitamina B12: Tudo que Você precisa saber sobre esta vitamina.
window.adsbygoogle || []).push({});

Vitamina B12 – Um Nutriente Vital e que evita a anemia perniciosa

A falta de vitamina B12 causa a Anemia Perniciosa que é o nome que é dado à baixa concentração de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis no sangue, ou seja, que possuam quantidade suficiente de hemoglobina. Por sua vez, a hemoglobina é o elemento do sangue cuja principal função é transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo. Na anemia por deficiência de vitamina B12 ocorre baixa contagem de hemácias devido a pouca quantidade dessa vitamina no organismo.
Anemias causadas por deficiência de vitamina B12, no geral, são chamadas de anemias megaloblásticas. Já alguns tipos de anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemias perniciosas.
Uma deficiência grave de B12 pode resultar em anemia, que pode ser detectada em um exame de sangue normal. Mas os sintomas menos dramáticos de uma deficiência de B12 incluem fraqueza muscular, fadiga, tremores, desequilíbrio, incontinência, pressão baixa, depressão e outros problemas de humor, e problemas cognitivos, como memória fraca.
vitamina B12 essencial que atua em várias partes do corpo. Ela é necessária para o desenvolvimento e a manutenção de um sistema nervoso saudável, a produção de DNA e a formação de hemácias.
A deficiência de vitamina B12 pode ser causada por uma dieta deficiente nessa vitamina, encontrada principalmente em carnes, ovos e leites. Isto é muito comum em vegetarianos e veganos. A anemia por deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer quando o intestino delgado não consegue absorver a vitamina corretamente, o que costuma acontecer após uma cirurgia no estômago ou no intestino delgado, ao crescimento anormal de bactérias no intestino delgado ou mesmo por causa de uma doença intestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca, que interfere diretamente na absorção dessa vitamina.  No entanto, a deficiência de vitamina B12 ocorre mais frequentemente devido à falta de uma substância chamada de “fator intrínseco”, em função de doença auto-imune.

vitamina b12

Causas da anemia perniciosa – Falta de fator intrínseco

O fator intrínseco é uma proteína fabricada no estômago que ajuda o corpo a absorver vitamina B12. Em algumas pessoas a falta de fator intrínseco é decorrente de resposta auto-imune, a qual ocorre quando o sistema imunológico fabrica anticorpos que atacam por engano e danificam tecidos e células do corpo. Nestes casos, os anticorpos destroem células do revestimento do estômago que fabricam o fator intrínseco. Não se sabe porque essa reposta auto-imune acontece.

Como resultado desse ataque, o estômago para de fabricar fator intrínseco. Sem o fator intrínseco o corpo não consegue mover vitamina B12 através do intestino delgado onde é absorvida. Isso ocasiona deficiência de vitamina B12 e anemia perniciosa.
A falta de fator intrínseco também pode ocorrer se a pessoa teve parte do estômago removida. Esse tipo de cirurgia reduz a quantidade de células para fabricar fator intrínseco. Em casos raros, crianças nascem com desordem herdada que previne o corpo de fabricar fator intrínseco. Essa desordem é chamada anemia perniciosa congênita.

Mais raramente anemia perniciosa pode ocorrer porque a pessoa não obtém vitamina B12 suficiente na dieta. As melhores fontes de vitamina B12 são carne, frango, peixe, ovo e lacticínios. Também pode-se obter vitamina B12 através de suplementos alimentares. Vegetarianos estritos, que não comem produtos animais e laticínios, e não tomam suplementos de vitamina B12, estão sob risco de anemia perniciosa.
Bebês amamentados por mães vegetarianas estritas também correm risco de anemia perniciosa. Esses bebês podem desenvolver anemia perniciosa em meses depois do nascimento. Médicos podem tratar esses bebês com suplementos de vitamina B12.
Outros grupos, como idosos e pessoas que sofrem de alcoolismo, também podem ter risco para anemia perniciosa porque não obtêm a quantidade apropriada de nutrientes na dieta.

Siga-nos no Facebook – A Receita do Bem Estar

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.